6 de junho de 2009

Eleições para o Parlamento Europeu, para a Assembleia da República e para as autárquicas - três juntas podem não ser seis bois (3)

1. Trinta e cinco anos após...
2. Três eleições numa?

3. Votar para a Assembleia da República
O País será chamado, mais uma vez, a pronunciar-se, a votar para a Assembleia da República. As escolhas vão ser, mais uma vez, entre os cinco grandes deputados / partidos (alguns maiores do que outros). Cinco grandes deputados constituem um leque de escolha mais vasto do que aquele que tínhamos há trinta e cinco anos (apenas um grande deputado, pré e auto escolhido). Temos de exigir mais, como cidadãos nacionais, se de facto queremos desenvolver o País. A Democracia em Portugal já não é uma criança ou um adolescente. Tem trinta e cinco anos.
Que nos oferecem os nossos cinco grandes deputados / partidos nesta escala? Muito pouco. Em quem votar? É difícil a escolha, porque repetitiva e inconsequente. Escolha-se, mas pense-se, fundamentalmente, em exigir mais representação dos nossos representantes e maior transparência nos processos nacionais de decisão. A estabilidade política não está na maioria absoluta. Se os deputados, de facto, nos representassem, estaria em nós, eleitores.
(continua)

Sem comentários:

Contribuidores